Profissionais de Educação

Os profissionais de educação integram os Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo (Pessoal Docente) e os Técnicos de Apoio à Infância, os Auxiliares Educativos e demais colaboradores para as funções de carácter administrativo e de manutenção.

A adequação das qualificações profissionais, do perfil psicológico e sócio-afectivo são condições transversais que se devem verificar em todos eles.

É, ainda, exigível a competência para trabalhar em equipa, de modo colaborativo e cooperativo, e a capacidade de exercer a sua actividade pautada pelos princípios da honestidade, do rigor e da responsabilidade.

 

CORPO DOCENTE

O Corpo Docente do Colégio é constituído por professores e educadores de infância habilitados académica e pedagogicamente para promover as condições de trabalho que fomentem um bom ambiente afectivo e de valorização das relações interpessoais; o trabalho em equipa, espírito de camaradagem e partilha de experiências de toda a comunidade educativa. Estes factores são considerados fundamentais para consolidar uma comunidade de aprendizagens partilhadas e significativas.

O Colégio da Fundação Alentejo valorizará a estabilidade do corpo docente, o seu desenvolvimento profissional, a dedicação exclusiva, pois considera estas condições primordiais para o desenvolvimento de uma "Cultura de Escola" que a identifique e diferencie.

 

CORPO NÃO DOCENTE

À semelhança do corpo docente, todos os outros membros da comunidade educativa são entendidos como agentes educativos, com uma importante participação no processo educativo das crianças e alunos e no seu desenvolvimento harmonioso, em especial na vertente social e afectiva.

A formação profissional adequada a cada função, assim como um perfil idóneo, são condições exigidas ao seu exercício.